MEUS BOTÕES E EU...

Um diálogo com meus botões...

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Venda seu peixe!!!

M a r k e t i n g p e s s o a l.


De uns tempos pra cá tenho percebido o quanto ele é uma "faca de dois legumes". O primeiro "legume", diz respeito ao lado "Venda seu peixe. Caso contrário, ele apodrece" (ou será congelado...já que peixes são altamente perecíveis). O segundo "legume", são as aparências: maquiagem é uma beleza, realça o que há de melhor e disfaça o que se tem de pior... mas pode ocasionar uma terrível propaganda enganosa no caso de falta de conteúdo...

Marketing pessoal é fundamental. Infelizmente, e digo, na maioria das vezes, num primeiro momento, no segundo, e talvez no vigésimo, vale mais o que parece ser do que o que realmente é. Um exemplo?! Seleção de emprego: currículo, apresentação pessoal e desenvoltura atraem muito mais e propiciam pontos de vantagem. Ou uma situação de paquera e conquista: o comportamento é semelhante a uma venda. Porque, afinal, a sedução tem como objetivo o quê?! "Vender" um "produto" com uma finalidade. Não é?

Marketing é "venda". Já dizem os marketeiros de plantão: "O segredo de uma boa venda é fazer com que o cliente descubra o quanto é necessário adquirir determinado produto". Mesmo que ele seja dispensável. É o que faz a mídia. De onde tiraram que precisamos ser magros?! Ou que precisamos ter o carro do ano que só as pessoas "diferentes e autênticas" têm...?

Querem saber por que quis dizer "faca de dois 'legumes'" e "infelizmente"? Marketing (pessoal) tem dois lados: um importante, relacionado à auto-estima e aos valores. Ótimo, porque boas idéias, quando mal aproveitadas, se perdem e não são reconhecidas. Assim como quem se coloca numa posição autodepreciativa comumente é percebido como alguém menos capaz do que realmente é (passando insegurança e perdendo inúmeras oportunidades). Mas, por outro lado, existe o mundo das aparências e das ilusões. E da doença frenética do "status pessoal" que visa tenta bancar o Super Homem ou o "gostosão"/"gostosona" que não tem defeitos ou fragilidades. Que não se olha, nem se mostra, que diz nada temer...mas que mendiga atenção quando coloca determinadas máscaras... Onde fica aquilo que vai além do óbvio? E a tal essência de cada um? E a graça de descobrir o que nem todo mundo vê?

O perigo é quando alguém se perde no "quero aparentar ser" e esquece de quem "realmente é". E do que realmente quer. E do que realmente importa.

Seduzir é legal. Vender idéias também. Mas existem muitas outras coisas que vão além disso...




5 comentários:

Anônimo disse...

Essa de precisarmos ter o carro do ano que só as pessoas "diferentes e autênticas" têm, é uma das maiores pérolas da publicidade...
Eu, que sou um cara diferente e autêntico (de verdade, hehe) não preciso de carro algum, se quiser viajar pego um ônibus...
E prefiro ser um "gordo feliz" a um "magro infeliz" - para ser magro, é preciso deixar de comer muita coisa deliciosa para ficar só na salada... E teria de largar a cerveja! Nem pensar!
Vou linkar esse post lá no Cão!

Beijos

Anônimo disse...

Uma dica: deixa mais posts aparecendo, só aparece esse e os outros não. Os leitores geralmente têm preguiça de clicar nos links dos arquivos...

Beijos

*~Aηiηhα disse...

°°primeira vez q li teu blog..triiiiiiiiiiiiii!
Amei³ msm
Bjão³:*

malfardado disse...

Nossa, adorei este post, realmente existem pessoas muito criativas que por causa de sua insegurança não conseguem expor suas ideias.

malfardado disse...

Nossa, adorei este post, realmente existem pessoas muito criativas que por causa de sua insegurança não conseguem expor suas ideias.