MEUS BOTÕES E EU...

Um diálogo com meus botões...

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Em que Deus você acredita?

Respondendo ao desafio bloguístico da minha amiga blogueira Maria Fernanda http://bonequinhadeseda.blogspot.com/ é minha vez de dizer: "Em que Deus você acredita?".

Já fiz esse questionamento milhares de vezes na minha vida. Na adolescência (e início da fase adulta) participei muito de grupos de jovens. E sempre achei interessante observar que, mesmo dentro de uma mesma denominação religiosa, onde teoricamente todos acreditam em um mesmo "Deus"...nem sempre as pessoas O percebem como se Ele fosse a mesma pessoa (divina).

Acredito que a representação de Deus para alguém possua basicamente dois aspectos: social e subjetivo. Social tem a ver com a representação social de Deus perpetuada ao longo da história da humanidade. E subjetivo envolve o que há de mais íntimo e particular no indivíduo, integrando sua essência enquanto pessoa, sua história de vida, sua relação com a família e sua visão de mundo. A partir disso, o mesmo Deus "católico", "judeu" ou "espírita" pode ser, ao mesmo tempo, em determinado grupo religioso, o "Deus que pune e castiga": por isso, "devemos seguir todos os mandamentos devido ao medo de arder no inferno, ou de acumular carma ou dívida com Deus, etc.". Ou Deus pode ser "aquele que cuida, ensina e protege", a partir da crença de que Deus é Pai, amor, misericórdia, etc. Igualmente, Ele pode ser percebido como algo semelhante a um personagem de conto de fadas que, como tal, não existe ("mas há quem acredite!")...Isso faz com que alguns permaneçam fiéis - ou não - ao que é ensinado, a partir de uma identificação com determinados valores.

Logo, acredito que Deus seja muito mais do que é pregado nas religiões ou filosofias de vida: é um pouco do que nós mesmos somos e acreditamos. É quase como enxergar desenhos nas nuvens: elas são o que são...mas nós projetamos imagens conforme nossa psique. E isso vai sendo transformado ao longo dos anos a partir do que vai nos acontecendo. Exemplos: pessoas tementes a Deus que diante de uma grande frustração automaticamente se denominam ateus. Por que será? Talvez porque tenham idealizado a figura divina como alguém que venha realizar todas as nossas vontades, como uma criança mimada? Ou porque passou a valorizar mais aspectos racionais e científicos...Ou porque viveu sua espiritualidade de forma desequilibrada e, agora, como um adolescente que necessita romper com os pais, se afastou para encontrar seu verdadeiro "eu"? São hipóteses...devaneios meus.

Assim como alguém que tinha Deus como uma figura distante, assustadora ou neutra e em determinado momento, ao superar uma dificuldade (tragédia, doença, etc.), atribuiu sua vitória a Deus porque a experiência vivida transcendeu aquilo que poderia ser explicado pela ciência ou pela razão.

Sobre mim, acredito que todos passem por uma infância, adolescência e maturidade espiritual. Já tive momentos completamente infantis, outros totalmente "aborrescentes"...E agora continuo na busca, o que envolve ser quem sou realmente e encontrar em Deus a figura de um amigo, de um Pai. E pra mim, como todo pai, Deus permite que caiamos e que demos nossos próprios passos...Imagino que às vezes Ele deixe seus filhos "soltos"...Porque se não fosse assim, jamais iríamos crescer. Mais ou menos como a analogia da transformação da borboleta, que precisa sair sozinha do casulo para fortalecer suas asas e poder voar. E acho que Ele não quer fantoches...muito menos bonecos produzidos em série...E creio n´Ele sim, porque já vivi e presenciei algumas coisas que tornam isso impossível...impossível não crer.

Enfim...é difícil explicar. E é muito subjetivo! :D
PASSO O DESAFIO ADIANTE!! Thatá, Iaiá, guris do Cataclisma, do Ops! (sem querer saiu) e Rodrigo: "Em que Deus você acredita?". Topam escrever sobre isso?!

7 comentários:

Bruno Oliveira disse...

Obrigado pelos elogios. Tento ser engraçado na maior parte do tempo, só às vezes, bem às vezes, eu consigo.

Escritas interessantes você tem por aqui. Tem tempos de visita do Papa, em que se tem falado muito em religiões (em todas), reflexões sobre o Deus de cada um são sempre bem vindas.

Irei refletir sobre o meu.

Bjos!

Oops, me achou por onde, heim moçoila?

Bjos de novo!!
:)

SHEEVR disse...

Ah, devo escrever sobre isso também...

Rodrigo disse...

Em breve escreverei (e não será um post em branco), pois ando com pouco tempo. Mas em novo endereço: http://caouivador.blogspot.com/

Beijos

Ops!Sem Querer Saiu disse...

Jura que eu vou ter que responder???

Eu não acredito em Deus nenhum...OPS, SEM QUERER SAIU!!
Brincadeira!!

É difícil postar lá no blog sobre isso..mas vou tentar escrever um pouco aqui...
=*
Acredito que Deus seja um chefe! Ele cuida das pessoas, mas não gosta de ser bajulado, faz a justiça dele, e as vezes achamos que é injusto. Deus não é religião, mas muita gente acha que se dará bem se segui-lo.
Deus-chefe bota fé em nós, funcionários, mas na maioria das vezes a gente não age como deveria ser.
Nosso salário é a vida, e olha bem como gastamos ...

É mais ou menos por ai!
Beijão


[Emily]

Anônimo disse...

Eu nem me atrevo a escrever sobre isto... se eu não me entendo, como alguém poderia entender qualquer coisa que eu tentasse dizer no meu post? Aff! kkkk

Beijinhos

Rodrigo disse...

Escrevi o texto!

Gabriela Martinez disse...

Topo! :D~

bjos mari