MEUS BOTÕES E EU...

Um diálogo com meus botões...

terça-feira, 1 de maio de 2007

Papos de tia

Todo mundo tem uma tia. E se não tem uma biológica, certamente foi adotado por uma amiga da vó, ou por uma vizinha que volta e meia pergunta sobre sua vida.

Uma coisa que toda tia adora fazer é perguntar. Algumas mais, outras menos. "Como vai a Escola?"; "Como vai a Faculdade?"; "E o trabalho?". Além dos papos de tia: "Realmente, este tempo está muito louco mesmo. É o segundo resfriado que pego nesse ano!". "A Fulana casou. Estive lá e...".

Não que todas as tias sejam assim ou só falem disso. Não me interpretem mal. Mas não há como negar que exista uma comunicação peculiar entre as diferentes gerações. E entre tias e sobrinhos. E perguntas por vezes chatas, que só vêm confirmar que algumas coisas não mudaram de um momento para o outro (o que rende sorrisos amarelos). Neste papo informal há o encontro de duas gerações: uma que já passou bem ou mal durante sua existência até então e outra que está entrando - sabe-se lá como - na vida, sendo esta última muitas vezes a aposta de sucesso da família¹, e a esperança de que muitas coisas que foram ou não vividas sejam ou não vivenciadas pelo sobrinho em questão. É punk!

Continuando. Papos de tia: vale falar sobre o tempo, ficar sabendo sobre como vão outros parentes e ouvir conselhos sobre a vida, o que, na melhor das hipóteses, acontece porque elas gostam de nós e querem o nosso bem.

E em alguns momentos, surgem as perguntas básicas de família, geralmente naquelas visitas ou festas especiais durante o ano: "E os paqueras"? (primeira fase); "E os namorados?" (segunda fase); "E o Fulano, namoro firme então?!" (terceira fase); "Já estão juntando dinheiro pra casar?! Namoro firme..." (quarta fase); "E o noivado?! Quando vão casar? (ou, "servir os doces")" (quinta fase). E assim sucessivamente...Depois a pergunta é sobre quando virão os filhos e, após os filhos, se "a fábrica fechou".

A pergunta da vez, só que vai além das tias - toooodo mundo pergunta, inclusive eu! - é: "Já sabe o que vai fazer depois de formada?!". E aí vem aquela resposta de quem tem muitos sonhos, alguns planos, mas está partindo rumo ao desconhecido. Ao garimpo! Porque "depois de formada" é daqui a 2 meses! O tempo voa! :S
-------
1. Isso também acontece com pais, avós...
OBS: não estou falando das minhas tias!!! hehe... Embora elas sejam chegadas numas perguntinhas...hehehe
OBS2: tô aceitando emprego! hahaha

6 comentários:

Ops!Sem Querer Saiu disse...

Meu papo com minha sobrinha de 3 anos:

"Maria, você quer bricnar de quê agora??"

"Maria, não pula assim que você derruba a tia!"

"Mariiiiiiaaaaaaaaaaaa, sai daaiiiii"

"Dá um beijo na tia, vou ficar com saudade!"

ehheehheheheheheheh

[Emily]

Anônimo disse...

Nao tenho tias e tios desse estilo ,mas sempre tem um parente chato(do jeito q eu vejo) q adora fazer essas perguntas, e na maioiria delas nem eu sei a resposta rsss

André disse...

"Já sabe o que vai fazer depois de formado?" = pior pergunta da história

malfardado disse...

papo de tio e sempre a mesmca coisa mesmo, impressionante.

Rodrigo disse...

Eu odeio esses "papos de tia", mas por sorte nenhuma de minhas tias é assim. Mas na falta de tias, tem uma amiga da minha mãe que é assim. E obviamente, acho ela um saco!

P. Florindo disse...

Quando visito minhas tias são sempre essas perguntas.

Esse post foi ASSUSTADOR!