MEUS BOTÕES E EU...

Um diálogo com meus botões...

terça-feira, 22 de maio de 2007

O Homem Enrolão - parte I

A partir de agora aguardem alguns posts fresquinhos - não tava a fim de publicar, mas vou - sobre alguns assuntos que andam repercutindo nas minhas rodas de tricô: O Homem Enrolão, Amizade entre homem e mulher, As mentiras que as mulheres contam, Mentiras que contamos para nós mesmos e "Cara de Parede". Começo pelo Enrolão "a pedidos". Bjocas (em ritmo de TPF).

Acredito que todos conheçam o Homem Enrolão (HE). O ser desta espécie é uma versão evoluída do cafajeste, com uma pequena diferença: ele enrola porque é enrolado e funciona se enrolando - acima de tudo (assim como o caranguejo anda de lado...). Já o cafa faz moçoilas de panqueca com objetivos específicos e interesses próprios.

Hoje sou muito agradecida ao Homem Enrolão. E acho que toda mulher deveria passar por um. Antes de receber o atestado de louca, quero, sim, descrever as características comuns a essa espécie, além dos benefícios - secundários - proporcionados por essa relação:

Características:

1- Ele é uma ótima pessoa. Sociável, amigo, inteligente, interessante; se não for bonito é, no mínimo, muito charmoso; possui senso de humor, etc., e quase² todas aquelas coisas que uma mulher gosta em termos pessoais de relacionamento (aí entra a subjetividade e talvez alguns "pontos fracos" que derrubam a mulher).

2- Ele dá bola para a mulher. Aí mora o perigo. E volta e meia demonstra interesse. Interesse esse nem um pouco claro, diga-se de passagem. Na "fase aguda" nunca é possível dizer que a mulher é só um caso, ou que a relação dos dois é só amizade. É um jogo de abstração que por vezes parece até "bonito" (afinal, ele não parece vê-la apenas como uma refeição em potencial e os dois têm afinidades mil). Além disso, ele a convida para sair e não perde o contato jamais.

3- Ele possui afinidades específicas com a mulher. Ex.: ambos amam arqueologia, física quântica, dança de salão, determinado autor, etc. Pode rolar até uma admiração mútua, e a convivência é muito agradável.

4 - Ele investe momentaneamente numa possível relação abstrata - pois não é namoro, nem amizade, ou apenas um "tico-tico-no-fubá"/FG - e se afasta, no ritmo "um passo para frente, três para trás". Agita, agita, e, como refrigerante agitado, perde o gás rapidinho.

5 - Ele é realmente enrolado. Observe sua rotina, seu jeito de levar a vida e os comentários triviais de amigos. Sabe o "eterno indeciso"? Pois é...O irritante é que de fato seja possível que ele não faça por mal (se for o típico enrolão). E aí cabe à enrolada que se desenrole (afinal, nada é por acaso).

Querem um exemplo? Era uma vez uma Mulher Apaixonada (MA). Ela parecia estar em um de seus melhores momentos. Fez de tudo, entregou-se. Exerceu ao máximo sua criatividade. Mas morreu de ansiedade. E de dor na bunda (de esperar sentada o bofe se resolver). E de excesso de empatia. Afinal, ele (HE) era legal e também achava MA legal...Fazia questão de demonstrar isso de alguma forma, mexeu com sua auto-estima, elevando-a por momentos...e, em seguida, deixou indiretamente MA confusa e culpada por não compreendê-lo. Eles se davam "tão bem"...Muitos chutes a gol...mas só bola na trave, detalhe último esquecido diante de tanta adrenalina. E ficou nisso, a incansável espera pelo gol que nunca virá.

A história parece muito louca e certamente daria muito pano pra manga. Psicanaliticamente, então... é só pegar na teoria do narcisismo e viajar no inconsciente (farei isso!). Afinal, o HE não promete nada, mas enrola. E MA sabe disso, mas se deixa enrolar.

Independentemente disso, o que quero dizer é que agradeço ao HE por aprender a ter atitude. Criatividade. Paciência. Tolerância à frustração (essas duas últimas a gente tenta!). Flexibilidade...levar as coisas menos a sério. E, principalmente, após me sentir como uma panqueca vendida no centro a R$0,50...aprendi duas coisas fundamentais (ao menos na teoria): não adianta correr contra a maré... "Queres? Queres! Não queres? Não queres!". Vale a pena subir a montanha, mas não como Sísifo e sua pedra¹. Ah... o HE só enrola quem se deixa enrolar. A culpa não é toda dele! ;)

"Tem coisas que só o Homem Enrolão (não) faz por você"
------
1. Por toda a eternidade Sísifo foi condenado a rolar uma grande pedra de mármore com suas mãos até o cume de uma montanha, sendo que toda vez que ele estava quase alcançando o topo, a pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto de partida por meio de uma força irresistível. Por esse motivo, a tarefa que envolve esforços inúteis passou a ser chamada "Trabalho de Sísifo": http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADsifo

2. Seriam "todas" se estivesse realmente disponível e disposto.

13 comentários:

Thais Pryscilla disse...

Hahahahahaaha!
Mari, muuuuuuuito bom! kkkkkkkkk

É por isso que Sísifo só sifu***!

Bju guria... Força na peruca que é nóis na fita... Tô só esperando o do amigo com nome estranho! kkkkkkkkk

Beijo!

Gabriela Martinez disse...

heheh
CLARO que conheço esse tipo, falo dele o tempo todo no blog! Vc acabou de nomeá-lo! Mt bom! heheh
bjos

Rodrigo disse...

Mas não esqueçamos que também existe mulher enrolona... Uma delas eu acredito ter desistido em definitivo. Espero que sim...

Rodrigo disse...

Ah, tinha esquecido: mudei de blog mesmo, troca meu link...

Beijos

André Martins disse...

Daqui a dois posts vou falar sobre isso!
Tema que você mesmo me deu!
Valeu pela luz (não sabia ao verto o que era um homem enrolão e a minha irmã se recusou a me contar! hehehehehe)
Bjs

malfardado disse...

Adorei esse post, estou curioso para ver os proximos (as mentiras que as mulheres contam, amizade entre homem e mulher, . . .)

SHEEVR disse...

Há a mulher enrolona também, putz... igualzinha, terrível!

Simplesmente... disse...

Nossa muito bom!
Totalmente verdadeiro.
Parabéns!

Chiara

Anne Lima disse...

Uhauahuahuaa... Perfeito...
Ótimo senso de humor.
Também me tornarei uma leitora de seu blog!
Um abração!

Anônimo disse...

Oi Mari!!! Como tu escreve bem hahahaha
ADOREI tua teoria... parecia q tu escreveu pra mim hehehe
beijinhos
LILI

Anônimo disse...

Realmente esse tipo de homem existe. Eu tenho um amigo assim e vejo sempre a mesma história. Ele cativa as garotas e depois que elas estão na dele, começa o jogo da indecisão! Mesmo não gostando muito disso, não tenho coragem de criticá-lo mas vejo que pouco a pouco isso está afetando a nossa amizade também pois você começa a ver a pessoa como indecisa e insegura. Jonatã - jonataguarino@gmail.com

Bi Santana disse...

Nossa, eu tou vivendo EXATAMENTE isso Mariana! É mesmo sem tirar nem pôr. Finalmente eu encontrei alguém que descrevesse a minha situação!!! Não sei se fico feliz ou triste, por agora perceber minhas circunstâncias de maneira tão clara. O que achei mais bacana foi você não deixar explícito se o HE e a MA chegam a ficar realmente juntos em algum momento. Até porque a gente encontra esse(s) HE(s) fazendo papel bem distorcido de amigo. Ai, ai... Não sei mais o que faço. Sempre fui muito equilibrada e direta. Agora eu não consigo enxergar a saída desse emaranhado... Será que já incorporei o Sísifo? Hahahha

Mariana Guerra disse...

Xará, aprendi a definir o meu dito cujo!
Mas tenho uma dúvida jurídica: se eu matar ele, posso alegar legítima defesa??