Sempre imaginei que iria pirar de alegria na época da minha formatura. Mas não sabia que a mesma seria tão intensa e cheia de sentimentos eletrizantes.
Uma pessoa se torna oficialmente formanda quando a turma de seus veternanos se forma. Aí, o que foi esperado durante 4, 5, 6 anos (dependendo do curso, ou, quem sabe, há muito mais tempo, antes mesmo da graduação), se concretiza: estamos, de fato, na finaleira. The end X Start. E aí alguns fenômenos passam a ocorrer com freqüência:
1ªfase: Reuniões de formatura- Estas, por minhas bandas, começam por volta do 4º semestre. Porém, na reta final é que realmente definem alguma coisa. Nesse momento, a ficha parece que cai e não cai, ao mesmo tempo. Mil coisas pra decidir. O stress é inevitável, além pautas que provocam divergências grupais entre colegas. O pensamento que parece predominar é: "Pra que facilitar se podemos complicar?". Porque reunião de formatura sem discussão, falta de objetividade e polêmica nunca será uma reunião de formatura.
2ª fase: Requisitos - Concluir todas as disciplinas. Ou seja: as últimas disciplinas não serão apenas "disciplinas". Serão vivenciadas como a busca de uma carta de alforria, conquistada com suor e pressão: sem conclusão, sem formatura. Apavorante. Módulos de estágio, TCC/monografias, estágios, provas e trabalhos numa corrida contra o tempo, que parece ter menos segundos, minutos e horas do que o normal.
3ª fase: Dinheiro - Se você pensa em fazer algo simples na formatura, ou apenas a colação de grau e acredita que não gastará muito, pelo menos aqui por minhas bandas, está redondamente enganado: nesse momento, tudo são gastos. Produtora. Documentos. Não sei o que para homenagem aos professores. Não sei o que da turma. Convites. Roupas e "embelezamentos" (pra quem adere ao momento mulherzinha). E recepção: nessa há quem invista milhares de reais. Outros fazem jantas por adesão. Baile. Independentemente disso...lá vai dinheiro. Bye Bye, querido. E volte sempre! E quando você pensa que terminou...anuidade do conselho regional/OAB/etc., caso tenha escolhido um curso como Direito, Psicologia, Pedagogia...Noções de Economia ajudam nessas horas.
4ª fase: TPF (Tensão Pré-Formatura) - Essa varia. Pode começar meses antes, mas se intensifica conforme o grande dia vai se aproximando. Como uma tensão que se preste, possui sentimentos complexos e variados. Como a TPM. Primeiro, sentimentos de "não é comigo": as reuniões de formatura podem parecer tratar de assuntos distantes, e as prioridades pessoais são outras (futebol, namoro, cachorros ou o "escambau"). Depois, vem a "queda de fichas": "é, parece que tá chegando mesmo". Pra melhorar, é nessa fase que os parentes, amigos, vizinhos e agregados começam a perguntar: "E aí, já sabe o que vai fazer depois de formado?". Isso é muito divertido quando ainda não se tem emprego. E, desta forma, é bem provável que surja o momento "Pavor": "O que fazer meu Deeeus do céu??" No meu caso, onde a profissão é tida como filantropia e voluntariado, então... e é garimpo puro... Dá "meda". Assim, o tempo vai passando. Picos de euforia, confiança no futuro e sensação de liberdade versus nostalgia e sensibilidade. Momentos "antes e depois" passam pela mente. Uma estrada foi trilhada. E lá vem choro. Ansiedade. Nervosismo. Irritação. Insônia. "Hiperatividade". Planejamentos pessoais e profissionais. Ou negação dos mesmos. Contagem regressiva. Tá chegando. Mas não parece. E parece! E está! Momentos "off". Conclusões e festas. Vontade de gritar. Mil planos. Busca por planos. Plano A, Plano B, Plano C. Momento NA FRONTEIRA: quaaaase lá, mas ainda não. No meio. A um passo de. E assim vai indo...até chegar o grande dia.
Na última semana, os últimos detalhes, que, muitas vezes surgem quando pensávamos que tínhamos terminado tudo. Semana de confirmações: quem irá? Quantos confirmar? Quanto irei gastar? Pra quem devo ligar? O que preciso fazer? Que horas tenho que ir? Correria total. Ansiedade. Euforia. Nostalgia. E tudo, ao mesmo tempo. No meu caso. E para quem realiza um sonho, embora com dificuldades e obstáculos...não tem preço (no meu caso "Universidade privada" tem...hahaha...mas vocês entenderam, né?!). AAAAHHHHH!!!!
É HOJE!!! CHEGOU O GRANDE DIA!!! 27 DE JULHO DE 2007! MINHA FORMATURA!
...sem palavras para explicar...