MEUS BOTÕES E EU...

Um diálogo com meus botões...

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Memórias de uma formanda

Sempre imaginei que iria pirar de alegria na época da minha formatura. Mas não sabia que a mesma seria tão intensa e cheia de sentimentos eletrizantes.

Uma pessoa se torna oficialmente formanda quando a turma de seus veternanos se forma. Aí, o que foi esperado durante 4, 5, 6 anos (dependendo do curso, ou, quem sabe, há muito mais tempo, antes mesmo da graduação), se concretiza: estamos, de fato, na finaleira. The end X Start. E aí alguns fenômenos passam a ocorrer com freqüência:

1ªfase: Reuniões de formatura- Estas, por minhas bandas, começam por volta do 4º semestre. Porém, na reta final é que realmente definem alguma coisa. Nesse momento, a ficha parece que cai e não cai, ao mesmo tempo. Mil coisas pra decidir. O stress é inevitável, além pautas que provocam divergências grupais entre colegas. O pensamento que parece predominar é: "Pra que facilitar se podemos complicar?". Porque reunião de formatura sem discussão, falta de objetividade e polêmica nunca será uma reunião de formatura.

2ª fase: Requisitos - Concluir todas as disciplinas. Ou seja: as últimas disciplinas não serão apenas "disciplinas". Serão vivenciadas como a busca de uma carta de alforria, conquistada com suor e pressão: sem conclusão, sem formatura. Apavorante. Módulos de estágio, TCC/monografias, estágios, provas e trabalhos numa corrida contra o tempo, que parece ter menos segundos, minutos e horas do que o normal.

3ª fase: Dinheiro - Se você pensa em fazer algo simples na formatura, ou apenas a colação de grau e acredita que não gastará muito, pelo menos aqui por minhas bandas, está redondamente enganado: nesse momento, tudo são gastos. Produtora. Documentos. Não sei o que para homenagem aos professores. Não sei o que da turma. Convites. Roupas e "embelezamentos" (pra quem adere ao momento mulherzinha). E recepção: nessa há quem invista milhares de reais. Outros fazem jantas por adesão. Baile. Independentemente disso...lá vai dinheiro. Bye Bye, querido. E volte sempre! E quando você pensa que terminou...anuidade do conselho regional/OAB/etc., caso tenha escolhido um curso como Direito, Psicologia, Pedagogia...Noções de Economia ajudam nessas horas.

4ª fase: TPF (Tensão Pré-Formatura) - Essa varia. Pode começar meses antes, mas se intensifica conforme o grande dia vai se aproximando. Como uma tensão que se preste, possui sentimentos complexos e variados. Como a TPM. Primeiro, sentimentos de "não é comigo": as reuniões de formatura podem parecer tratar de assuntos distantes, e as prioridades pessoais são outras (futebol, namoro, cachorros ou o "escambau"). Depois, vem a "queda de fichas": "é, parece que tá chegando mesmo". Pra melhorar, é nessa fase que os parentes, amigos, vizinhos e agregados começam a perguntar: "E aí, já sabe o que vai fazer depois de formado?". Isso é muito divertido quando ainda não se tem emprego. E, desta forma, é bem provável que surja o momento "Pavor": "O que fazer meu Deeeus do céu??" No meu caso, onde a profissão é tida como filantropia e voluntariado, então... e é garimpo puro... Dá "meda". Assim, o tempo vai passando. Picos de euforia, confiança no futuro e sensação de liberdade versus nostalgia e sensibilidade. Momentos "antes e depois" passam pela mente. Uma estrada foi trilhada. E lá vem choro. Ansiedade. Nervosismo. Irritação. Insônia. "Hiperatividade". Planejamentos pessoais e profissionais. Ou negação dos mesmos. Contagem regressiva. Tá chegando. Mas não parece. E parece! E está! Momentos "off". Conclusões e festas. Vontade de gritar. Mil planos. Busca por planos. Plano A, Plano B, Plano C. Momento NA FRONTEIRA: quaaaase lá, mas ainda não. No meio. A um passo de. E assim vai indo...até chegar o grande dia.

Na última semana, os últimos detalhes, que, muitas vezes surgem quando pensávamos que tínhamos terminado tudo. Semana de confirmações: quem irá? Quantos confirmar? Quanto irei gastar? Pra quem devo ligar? O que preciso fazer? Que horas tenho que ir? Correria total. Ansiedade. Euforia. Nostalgia. E tudo, ao mesmo tempo. No meu caso. E para quem realiza um sonho, embora com dificuldades e obstáculos...não tem preço (no meu caso "Universidade privada" tem...hahaha...mas vocês entenderam, né?!). AAAAHHHHH!!!!

É HOJE!!! CHEGOU O GRANDE DIA!!! 27 DE JULHO DE 2007! MINHA FORMATURA!

...sem palavras para explicar...

9 comentários:

Anônimo disse...

E é hoje !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bebe bastante aproveita mto rsrs...
vc se formou em que ??
bjus e boa formatura !

André Martins disse...

Parabéns Mari!
=]

Bjs!

Rodrigo disse...

Eu tenho pavor de formatura. Lembro da minha no 2º grau, que quanto mais perto chegava, mais me arrependia de ter decidido participar.
Tanto que na faculdade pretendo me formar em gabinete: menos stress e menos despesas. Gasto menos com a formatura e assim faço uma viagem para celebrar o fim da faculdade. Mas claro que não será em avião da TAM...

Beijos e parabéns!

Lily disse...

putz, ainda falta um pouco pra eu me formar! mas eu imagino como deve ser estressante, porém com aquele gostinho de vitória, né?
e a melhor vitória possível q é aquela em q conquistamos depois de nossos próprios esforços!

parabéns, viu!?

depois dá uma passada lá no blog q tem um mimo procê!

bjãao!

Anônimo disse...

Bom, primeiramente: PARABÉNS!

Agora começa meu comentário: antes de entrar pra faculdade eu tinha o sonho de ter AQUELA formatura, com direito à beca, colação e todas as papagaiadas possíveis.

Acontece que, chegando lá e, tendo a turma que eu tenho, meus sonhos foram destruídos!

Se algm for louco o suficiente de participar da comissão organizadora, eu topo fazer festinha, fora isso, no way!

De qlqr forma, parabéns novamente moça de sorte, que conseguiu realizar o sonho de muita gente por aí.

Bjux!

P. Florindo disse...

Aeeeeeeeeeee. Só felicidades. Está sumida, hein?

Curare disse...

Parabens!
Caraca so quem passa por isso, pra saber o que se sente, eu a cada palavra lida, fui vivendo cada coisa que aconteceu quando passei por isso, são tantod sentimentos juntos mais acho que depois fica um vazio, e eu queria mesmo era que a formatura nunca tivesse chegado hehehe
ais a vida continua e a gente não pode parar né!
Bjos te linkei!

Marcelo Holanda disse...

R$ 360,00

Anônimo disse...

Ahhhh... formatura é legal pacas...

Me formei ontem! Ops... quero dizer, há mais de 5 anos, mas me lembro como se fosse ontem...

O local era quente pacas; aquelas becas ridículas esquentavam mais ainda... um padre não parava de discursar! Não tinha água pra gente beber... mas, depois, td o infortúnio foi esquecido na confraternização (que foi, no mínimo, o máximo!). Quero me formar de novo... hehehehe

Abraços o/